terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Um fenômeno sem controles


De Bento Ribeiro para o mundo. Foi assim a trajetória meteórica de Ronaldo Luís Nazário de Lima. O menino pobre do subúrbio do Rio de Janeiro se tornou fenômeno aos 17 anos. Do pequeno São Cristovão passou por Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e por último Corinthians. Em todos esses clubes Ronaldo conseguiu destaque e demonstrou o porquê ele é um ser extraordinário, raro e novo, no mínimo surpreendente. Na seleção brasileira o fenômeno virou história. O maior goleador das copas. Foram 15 gols em quatro mundiais disputados.
No campo o fenômeno ficou marcado por arrancadas incríveis e dribles curtos que desconcertavam os marcadores. Próximo ao fim da carreira Ronaldo ainda arrancava, mas utilizava da experiência e inteligência, próprias de um astro do esporte, para levar vantagem sobre os pobres jogadores que o viam desfilar nos gramados do mundo.
Na vida pessoal Ronaldo era celebridade. Desde o início da carreira o carioca teve relacionamentos com belas mulheres, na maioria louras. De Milene Domingues a Daniela Cicarelli e Raica de Oliveira. Polêmicas não faltaram nas recordações do craque. Quem é que vai esquecer o episódio com os travestis?
Ronaldo vai deixar os gramados e o que ficará na memória dos brasileiros e amantes do futebol são as jogadas fenomenais. Poderemos contar com a simpatia e alegria do astro mesmo fora das quatro linhas.