quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Centro Administrativo desperta expectativa em moradores do Serra Verde

A Cidade Administrativa, localizada no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, desperta entre moradores do Serra Verde expectativas quanto ao futuro do bairro. O novo Centro do governo de Minas, ainda em fase de construção, já altera a rotina diária de comerciantes e proprietários de imóveis.
Segundo a Assessoria da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), durante a implantação e depois quando o espaço estiver em funcionamento, o Governo vai assumir uma postura de diálogo com os moradores do entorno. Enquanto o empreendimento estiver em fase de construção, a movimentação de máquinas e equipamentos vão exigir atenção especial para não alterar a rotina local.
Os moradores do Serra Verde não se preocupam com possíveis incômodos. As pessoas demonstram felicidade com a chegada da sede administrativa do governo a região. José Geraldo Macedo diz que o Centro Administrativo vai possibilitar a melhora de muitas deficiências do bairro. “O transporte aqui no bairro é muito ruim. É um problema antigo do Serra Verde. Esperamos que com a chegada da Cidade Administrativa isso melhore. A região vai ter um quartel de polícia e agência bancária. Vai ser muito bom”, explica.
Saulo José Andrade, morador do Serra Verde há seis anos, argumenta que a obra traz transtornos aos moradores, mas é a segurança do bairro que o deixa mais satisfeito. “A segurança melhorou muito. Mas tem os transtornos normais que causam uma obra. A poeira aumentou e o movimento agora é intenso, porém no mais está tudo normal. Muita coisa vai mudar daqui pra frente. As vilas vão ser retiradas melhorando a aparência do bairro”, diz.
A Cidade Administrativa, projetada por Oscar Niemayer, está a dois anos em construção e a obra abriga cinco mil funcionários. O projeto tem previsão de término para dezembro desse ano. Segundo a SETOP, o Centro Administrativo atrairá novos investimentos públicos e privados para a região, proporcionando melhores condições de vida para a população. Os moradores do Serra Verde esperam que o desenvolvimento do bairro não propicie o aumento do custo de vida.


Comércio e setor imobiliário são beneficiados com Centro Administrativo

Os imóveis e o comércio do bairro Serra Verde são beneficiados com o Centro Administrativo. Comerciantes e proprietários de casas investem pensando em um retorno futuro.
Maria das Graças, dona de um bar, diz que nos dois anos de obra no Centro Administrativo sua renda cresceu. A comerciante começou a fornecer marmitas aos operários. “No começo da obra vendi muitas marmitas. Agora que construíram um refeitório lá no Centro Administrativo a média de marmitas vendidas caiu. Mas a Cidade Administrativa contribuiu em minha renda” diz. Maria pretende investir em seu estabelecimento, mas só ampliará o bar e o atendimento quando tiver certeza que não corre o risco de ser indenizada pelo governo.
A rotina no bairro foi alterada. São muitos carros e pessoas circulando nas ruas. O comércio é o grande beneficiado com isso. “O movimento já mudou, na obra tem cerca de cinco mil pessoas trabalhando e isso afeta o comércio. Pretendo investir mais. Abri esta loja tem um mês já pensado no futuro”, disse Rodrigo Silveira, dono de uma loja de celulares.
Outro setor valorizado com a chegada da Cidade Administrativa é o imobiliário. Cleide Barbosa comenta que os alugueis de imóveis estão cada vez mais altos e a venda não existe. “O bairro está valorizado. Os alugueis estão cada vez mais caros e imóveis para comprar já não existem. O acesso de moradia no bairro está cada vez mais complicado”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário